sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

É "Proibido" Porra!!

Isto é para todos aqueles que nasceram depois de 74; a maior parte nem foi á tropa; nem sabem o que é a guerra; são umas meninas, do tempo das fraldas descartáveis e do pó de talco no rabo!!

Não, agora a sério!!
Terminei hoje, uma leitura bastante interessante e que acho ser do interesse de todos nós (os que nasceram depois de 74 para conhecerem e os que nasceram antes de 74 para relembrarem).
É o livro "Proibido" de António Costa Santos, um jornalista e escritor que viveu de perto a repressão do regime salazarista.
Assim, "Proibido" transporta-nos para os anos da outra senhora, para nos retratar , na perfeição, aquilo por que passaram os nossos pais e avós.
Este livro é bastante agradável e tem uma exposição de situações muito divertida.
Para vos agúçar o apetite de leitura posso dizer-vos que:
era proibido dar beijos em público;
era proibido usar isqueiro;
era proibido o divórcio;
era proibido á mulher casada viajar para o estrangeiro;
era proibido beber coca-cola;
era proibido andar de bicicleta sem licença...
Isto é, só um cheirinho do poder da ditadura, eles tinham a mão em tudo, mas quando digo em tudo... quero mesmo dizer tudo! Literalmente! Sim, as chamadas casas de tolerância também eram controladas por eles ( actualmente, chamamos-lhes casas de pu....).
E o mais engraçado, que na altura não tinha graça, é que não havia metade destas leis; eram simplesmente "leis porque sim" e poucos ousavam em contorná-las ou infringi-las.

Leiam, que vão achar muita graça e vão aprender a dar outro valor á liberdade que temos, e sobretudo, vão agradecer o facto de puderem utilizar um isqueiro na rua para acender um cigarro.

Abraction

5 comentários:

Ruca! disse...

eu cá se fumasse, só usava fósforos.
daquelas caixitas de colecção da quinas, com monumentos e não sei quê. isso é que era. agora, isqueiro é chunga.
vá juízo

Dezperado disse...

Do que escreveste, ficou-me na retina esta frase: "era proibido beber coca-cola".
É que isto é mais coisa e tal de Ditadura de Esquerda. looool

kiss

Telak disse...

um dos mais procurados espiões, britanicos durante a 2º guerra mundial, a titulo de curiosidade, foi apanhado as portas do casino do estoril...por acender um cigarro com um isqueiro, :)!!

ficar bem

Pablo disse...

Por acaso tas enganado dezperado!
Para a "Ditadura", é a 2ª á esquerda e 1ª á direita.

Marisa disse...

Como esse livro, existem mts outros, q fazia bem todos os portugueses (re)lerem...como por exemplo, um q li (desculpa não me recordar do nome), q descrevia tao bem o q era a PIDE, q chegava a dar arrepios na pele!!! Tenho q certeza q de q não havia metade da bandalheira q existe por aí....